terça-feira, 30 de junho de 2009

Enquanto isso na Índia maquiada de Brasil...


Ao estudarmos a cultura hindu nos deparamos com algumas interrogações em nosso país. Em “Caminho das Índias” (precisei assistir alguns capítulos), o enredo novelesco nos mostra que o povo mantém desprezo pelos dalits, apesar da proibição por lei. Por que segregar “aqueles que nasceram da poeira sob os pés de Brahma”? Já ouvi por aí que, felizmente, quem é cristão não cultiva o preconceito: “Ainda bem que aqui não tem isso!”.

Pois bem, partindo dessa afirmação, pergunto: brasileiros cristãos, o que as pessoas fazem quando uma criança maltrapilha e desnutrida se aproxima do carro para vender algo? Levantei a mão: Vidro aberto logo é fechado. O olhar desvia para qualquer outro lado... Sinal verde. O carro acelera sem cerimônia. Podemos visualizar essa mesma cena milhares de vezes durante o dia, e tudo isso para manter as crianças dalits no “devido lugar”.

Por que nos prédios há entrada separada para empregados? Por que quem é desprovido de bens não pode ter tratamento digno nos hospitais e morrem em uma fila de espera, entre outros? Ora bolhas, nossa sociedade também está divida em castas! Classes A, B, C e D. Ricos, bom poder aquisitivo, pobres e, finalmente, a poeira sob os pés de Brahma.

Sim, senhor. Em nossa sociedade capitalista dividimos a população pela condição financeira. Quem tiver dinheiro valerá mais, não importa se a criatura for medíocre e boçal. Na Índia, o que justifica a segregação é a inferioridade espiritual. Lá e aqui há extremos – e penso eu que a verdadeira sabedoria está mesmo é no caminho do meio...

3 comentários:

Kelson Douglas disse...

É o Tyler Durden de cada um de nós. Tem até uma pesquisa que li num livro que fala que a culpa é das grandes cidades. Nós, humanos, com dedos indicadores e polegar opositor, quando em locais mais aconchegantes, acolhedores e... bem, cidades do interior, nos damos bem com a preocupação alheia. Conversamos com o vizinho. Agora, no centrão, metrópole?! Ah, vá pro #%!@$! Que o mendigo ao lado vire culpa do infeliz do carro de trás.

E venhamos e convenhamos, se anos de evolução, 2 bombas atômicas, várias medalhas de ouro e alguns Twix depois não fez o homem mudar, vai ser Twitter, corrente de MSN e novelinha Global que vai resolver?

Como diria o mestre Tyler: "Eu tenho ódio dos ursos pandas que não transam para salvar a espécie".

Ewerton Martins disse...

O velho e bom caminho do meio do budismo... maravilhoso.

Vieira Terrier disse...

Por isso vou ganhar meu dinheiro. Porque... não é medíocre, a intenção é pura.
Sei que em locais multiculturais temos até um contrário, como em tribos urbanas que resolvem se segregar da maioria e serem os renegados. Pra depois buscarem uma voz ativa. Sinceramente, isso é medíocre... Mas meu dinheiro...